Joana da Paz | A Mulher por Trás de 'Vitória' e Seu Sonho com Fernanda Montenegro
- Redação neonews
- 20 de mar.
- 2 min de leitura
Vitória, dirigido por Andrucha Waddington e estrelado por Fernanda Montenegro conta a história de Joana da Paz

(Foto: Divulgação Ingresso.com)
O longa-metragem, que arrecadou 4,7 milhões de reais em menos de uma semana, traz às telonas a impressionante história de Joana da Paz, mulher que desmantelou uma quadrilha de traficantes, políticos e policiais com gravações feitas de sua janela.
A trama gerou polêmica pelo fato de a protagonista real ser uma mulher negra e estar sendo interpretada por uma atriz branca. No entanto, dois aspectos relevantes minimizam essa discussão: Joana viveu sob proteção de testemunhas e sua identidade só foi revelada após sua morte, em fevereiro de 2023. Ademais, "Ela dizia: 'imagina se a Fernanda Montenegro fizer o meu papel, acho ela extraordinária! Merecia ter ganho o Oscar'.
Ela lembrava de Central do Brasil e repetia sobre isso, porque ficava muito eufórica", revelou Fábio Gusmão, jornalista que a ajudou na denúncia contra o esquema criminoso.

(Foto: Divulgação Ingresso.com)
As negociações para a adaptação cinematográfica começaram há quase duas décadas, e Joana sempre alimentou a esperança de ver sua história nas telonas, reconhecendo a grandeza do que fez. "Forjada em coragem, Joana da Paz (como é bom escrever sem medo...) se irritava por ser obrigada a viver escondida. Queria o merecido crédito de quem abdicou de uma vida construída com muito esforço, enfrentando a violência desde criança", escreveu Gusmão após seu falecimento.
Vitória segue em cartaz nos cinemas, levando ao grande público a história de uma mulher que, mesmo no anonimato, fez justiça e sonhou em ser lembrada.