Nova medida global busca proteger saúde mental de jovens usuários
(Foto: Divulgação)
O TikTok anunciou uma mudança importante: adolescentes não poderão mais usar filtros embelezadores que alteram características faciais. A decisão reflete uma preocupação crescente com os impactos negativos que essas ferramentas podem ter na saúde mental, especialmente entre jovens que se sentem pressionados a alcançar padrões de beleza irreais.
A nova política não proíbe todos os filtros da plataforma. Efeitos criados para diversão, como os que distorcem o rosto de forma caricata, continuarão disponíveis. No entanto, filtros como o “Bold Glamour”, que modificam traços faciais, aumentando olhos, alterando lábios ou mudando o tom de pele, terão acesso restrito a menores de idade.
“Essas modificações alteram as características do rosto, como aumento no tamanho de olhos, mudanças nos lábios ou alterações no tom de pele.”
(Foto: Divulgação)
A iniciativa foi motivada por preocupações levantadas por estudos recentes. Uma pesquisa da organização Internet Matters revelou que filtros embelezadores promovem a normalização de rostos "perfeitos", prejudicando a autoestima de muitos jovens. O estudo aponta ainda que os adolescentes, muitas vezes, não conseguem identificar quando uma imagem foi alterada digitalmente.
Para se alinhar à legislação da União Europeia e do Reino Unido, o TikTok também reforçará o controle sobre o uso da plataforma por menores de 13 anos. Sistemas automatizados começarão a ser testados em 2024 para detectar e barrar o acesso de pré-adolescentes.
Embora a regulamentação tenha surgido na Europa, o TikTok confirmou que as mudanças serão aplicadas globalmente. “A limitação entrará em vigor ao longo das próximas semanas”, afirmou Nikki Soo, líder de políticas de bem-estar público e segurança da plataforma.
A medida demonstra um esforço para equilibrar a popularidade crescente do TikTok com a responsabilidade social, promovendo um ambiente mais saudável para seus jovens usuários.