Dupla icônica é celebrada no Dia do Compositor Brasileiro com honraria que reconhece sua carreira e legado
(Foto: Divulgação)
Nesta segunda-feira (7), em comemoração ao Dia do Compositor Brasileiro, o Prêmio UBC anunciou que Rita Lee e Roberto de Carvalho serão os grandes homenageados de 2024. Esta é a primeira vez que a premiação concede honrarias a dois compositores simultaneamente, sendo uma das homenagens feita ‘in memoriam’, já que Rita Lee faleceu em 8 de maio do ano passado, aos 75 anos. Juntos, a dupla acumula mais de quatro décadas de carreira e 146 composições registradas.
A cerimônia especial ocorrerá no Teatro B32, em São Paulo, no dia 4 de dezembro. Antes de reconhecer Rita e Roberto, a União Brasileira de Compositores, a maior sociedade de gestão coletiva de direitos autorais do país, já havia homenageado grandes nomes da música, como Gilberto Gil, Erasmo Carlos e Caetano Veloso.
“O legado destes inspirados e inspiradores arquitetos da música brasileira é dos mais preciosos e será uma honra para nós da UBC celebrá-los. Este ano, excepcionalmente, mas com imensa alegria, pela primeira vez, o Prêmio UBC acontecerá em São Paulo”, afirmou Paula Lima, presidente da UBC.
A direção artística do evento ficará a cargo de Beto Lee, filho de Rita e Roberto, e contará com a banda de Rita Lee, que fará um show surpresa com convidados e artistas que marcaram a trajetória do casal. “A edição especial do Prêmio UBC, em seu oitavo ano, sai da Casa UBC pela primeira vez para aterrissar em São Paulo e reconhecer a gigantesca transcendência da obra de Rita Lee e Roberto de Carvalho”, comentou Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC.
(Foto: Divulgação)
Rita e Roberto são conhecidos por trazerem sentimentos e a intimidade do casal para suas músicas, com hits como “Mania de Você”, “Lança Perfume” e “Desculpe o Auê”. Eles formaram uma das parcerias mais duradouras da música brasileira, lançando cinco álbuns juntos.
A homenagem não apenas celebra a trajetória musical da dupla, mas também reforça sua influência na música brasileira, especialmente no rock e na MPB. “Viva Rita e Roberto, para sempre!”, conclui Paula Lima, destacando o amor e a admiração que a UBC tem por eles.