top of page

neonews Portal de notícias e entretenimento

neonews

Foto do escritorRedação neonews

O Legado do Avro Canada CF-105 Arrow | Preservando um Ícone da Aviação

Esforços canadenses para proteger os vestígios do famoso jato supersônico da década de 1950


Esforços canadenses para proteger os vestígios do famoso jato supersônico da década de 1950
CF-105 Arrow

(Foto: Divulgação)


O Avro Canada CF-105 Arrow, carinhosamente conhecido como "Arrow" entre os entusiastas, foi um dos jatos supersônicos mais avançados do mundo nos anos 1950. Apesar de sua importância histórica e tecnológica, a aeronave teve um fim abrupto, e os vestígios de sua existência se tornam cada vez mais escassos.


Recentemente, o legado do jato Arrow foi celebrado em um museu canadense que se dedica a preservar as poucas partes remanescentes do programa. “Modelos de aeronaves, planos e a maioria dos outros artefatos relacionados ao projeto Arrow foram destruídos após seu cancelamento, em 1959.”


Atualmente, uma parte da fuselagem do Arrow está exposta em Ottawa, no Museu Canadense da Aviação e Espaço (CASM). A organização Ingenium, que reúne o CASM e outros museus, recentemente examinou essa peça para verificar seu estado de conservação. Funcionários notaram descamação na pintura e chamaram o Instituto Canadense de Conservação (CCI) para realizar uma avaliação.


Os especialistas do CCI utilizaram técnicas não invasivas, como raios-X, e coletaram amostras para analisar a saúde da fuselagem. A análise revelou informações importantes sobre a fabricação do jato.


Os exames apontaram que:

  • “Ao menos uma parte do exterior do avião era feita de uma liga de alumínio, provavelmente contendo elementos como cobre, ferro e manganês.”

  • A porta de acesso da fuselagem tinha metal exposto e um “material” amarelo-marrom.

  • O Arrow foi tratado com cromo de zinco antes de voar, para prevenir a corrosão durante o voo.

  • A pintura creme da aeronave estava degradada, e o dome do radar apresentava uma substância com aspecto oleoso.

  • O dome do radar é feito de borracha de cloropreno, que está “quase esponjosa”, segundo a cientista de conservação Jennifer Poulin.


Essas descobertas são cruciais para melhorar a conservação das peças restantes do Arrow. Como enfatizado, “a nova análise permitirá que se cuide melhor das peças restantes do Arrow.” Embora existam outras partes do jato preservadas, a quantidade é mínima, e a maioria foi transformada em sucata.


O destino do Arrow reflete um triste capítulo na história da aviação. “A cada década que passa, os vestígios da existência do jato Arrow ficam mais escassos.” À medida que o tempo avança, é fundamental que os esforços de preservação continuem, para que as futuras gerações possam conhecer e celebrar este titã dos ares.


 



Comments


Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

bottom of page