Mistério | Cidade Oculta? Suposta Estrutura Subterrânea sob Pirâmides Intriga Especialistas
- Redação neonews
- 20 de mar.
- 2 min de leitura
Pesquisadores afirmam ter identificado estruturas enterradas em Gizé, mas comunidade científica pede cautela

(Foto: Divulgação Click Metrópole e Gás)
Pesquisadores da Itália e da Escócia alegam ter descoberto uma vasta cidade subterrânea que se estenderia por mais de 1.980 metros sob as Pirâmides de Gizé. As equipes utilizaram radares para mapear o que descrevem como uma extensa rede de estruturas ocultas sob um dos sítios antigos mais icônicos do mundo. O artigo, porém, ainda não foi revisado por especialistas independentes por não ter sido publicado em uma revista científica.
Segundo a porta-voz do projeto, Nicole Ciccolo, os pesquisadores encontraram várias estruturas significativas, incluindo oito enormes formações semelhantes a pilares enterradas sob a base da Pirâmide de Quéfren.
Os poços cilíndricos, com 640 metros de profundidade, parecem estar cercados por caminhos em espiral que levam a duas câmaras cúbicas gigantes, cada uma medindo aproximadamente 80 metros.
Para o estudo, os cientistas utilizaram pulsos de radar — da mesma forma que são usados para mapear as profundezas do oceano — para criar imagens de alta resolução no subsolo, na região abaixo das estruturas.

(Foto: Divulgação Click Metrópole e Gás)
A equipe ainda afirma que existem pontos de acesso sob as três pirâmides, conectando-as por meio de um sistema subterrâneo de câmaras e passagens — que, sugeriu Ciccolo, podem estar alinhados com as lendárias “Salas de Amenti”, um reino mítico da antiga tradição egípcia.
A suposta descoberta, no entanto, desatou controvérsias entre especialistas. O professor Lawrence Conyers, da Universidade do Arizona, especialista em tecnologia arqueológica, contestou ao Daily Mail a ideia de que as ferramentas atuais sejam capazes de capturar imagens precisas a profundidades tão extremas. Para ele, as alegações são “um grande exagero”.
Apesar do ceticismo, Conyers admitiu a possibilidade de que estruturas menores, como câmaras subterrâneas, tenham existido no local antes da construção das pirâmides, considerando a relevância espiritual da região para as civilizações antigas. Segundo ele, apenas escavações direcionadas poderiam comprovar a existência dessas formações.