Nova placa de vídeo será focada em inteligência artificial e produtividade de alto desempenho
(Foto: Divulgação)
A Intel avança no mercado de GPUs e promete trazer uma novidade de peso em 2025: uma placa de vídeo profissional equipada com 24 GB de memória VRAM. Destinada a cargas de trabalho exigentes, como inteligência artificial, inferência de modelos de linguagem (LLMs), computação de borda e data centers, o modelo não será voltado para o público gamer, mas sim para aplicações altamente especializadas.
Conforme revelado pelo site Quantum Bits, a nova GPU deve pertencer à linha Intel Arc, ampliando o foco em produtividade. "O aumento no nível de memória sugere que o produto deve ajudar no desenvolvimento de IAs generativas", destacam as análises.
Ainda que a arquitetura exata não tenha sido confirmada, há especulações de que a Intel possa aprimorar o chip BGM-G21, da recente Arc B580 (com 12 GB de memória), integrando a arquitetura Xe2 e tecnologias avançadas como o Ray Tracing.
(Foto: Divulgação)
Apesar de promissora, esta GPU profissional não será voltada ao varejo. Suas características foram projetadas para fluxos de trabalho sintéticos, priorizando ambientes como data centers e produtividade criativa, ao invés de games.
O lançamento está previsto para 2025, com foco discreto no segmento profissional, reforçando a posição da Intel como um player relevante no setor de GPUs.
.