Novo recurso de realidade aumentada permite explorar Paris de forma interativa, misturando história e inovação tecnológica
(Foto: Divulgação)
O Google Maps deu um passo além ao lançar uma experiência imersiva em realidade aumentada, permitindo que usuários viajem no tempo e explorem Paris de maneiras jamais vistas antes. Essa novidade chega em grande estilo para os Jogos Olímpicos de 2024, transformando a forma como descobrimos e nos conectamos com o mundo.
Com o novo recurso, é possível visualizar a Paris de outras épocas, como a Torre Eiffel em sua versão original de 1900, durante a Feira Mundial, ou até mesmo o antigo Palácio das Tulherias, antes de sua demolição. “Entre as novidades está a possibilidade de explorar a Torre Eiffel como era nos anos 1900, quando foi apresentada na Feira Mundial. Os usuários também podem ver vistas impressionantes da Catedral de Notre-Dame e do Palácio das Tulherias, antes de sua demolição, permitindo uma autêntica viagem histórica.”
Basta ter um smartphone conectado à internet para acessar o recurso. Usando o Google Lens e o Street View, é possível identificar imagens e mergulhar em experiências panorâmicas e interativas. “Para explorar outras regiões, basta pesquisar o local no Google Maps, selecionar a Experiência Imersiva e permitir o uso das informações do Google Arts and Culture.”
(Foto: Divulgação)
Além de Paris, outros locais também devem ganhar essa funcionalidade, ampliando o alcance e as possibilidades dessa tecnologia.
Essa funcionalidade não só democratiza o acesso ao turismo, permitindo que pessoas explorem lugares mesmo sem sair de casa, como também é uma ferramenta educativa. Estudantes, professores e entusiastas de história podem usar a plataforma para enriquecer seu aprendizado com explorações interativas.
“Essa atualização não só revoluciona o turismo digital, mas também apresenta vários benefícios. Ela garante acessibilidade para quem não pode viajar fisicamente e é uma ferramenta educativa valiosa para estudantes e entusiastas de história.”
(Foto: Divulgação)
Além da experiência de realidade aumentada, o Google Maps oferece mapas 3D que detalham pontos turísticos, locais dos Jogos Olímpicos, restaurantes e centros de compras em Paris. Essa integração melhora a experiência de planejamento e exploração para turistas virtuais e físicos.