top of page

neonews Portal de notícias e entretenimento

neonews

Foto do escritorRedação neonews

Eclipse Solar Anular | O Anel de Fogo e a Visibilidade no Brasil

Prepare-se para o último eclipse de 2024, que promete um espetáculo celestial em partes da América do Sul


Prepare-se para o último eclipse de 2024, que promete um espetáculo celestial em partes da América do Sul
Eclipse Solar Anular

(Foto: Divulgação)


Em 2 de outubro de 2024, o céu vai se transformar em um verdadeiro espetáculo astronômico com a ocorrência de um eclipse solar anular, conhecido popularmente como “Anel de Fogo”. Este será o último eclipse do ano e poderá ser observado em algumas regiões da América do Sul, embora a visibilidade total não se estenda ao Brasil.


Para quem está se perguntando o que é um eclipse solar anular, o fenômeno ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, mas, devido à sua distância, não cobre completamente a luz solar. Em vez disso, forma um anel de luz ao redor da silhueta da Lua. Isso acontece quando a Lua está em apogeu, ou seja, a uma distância maior da Terra.


O eclipse solar anular em questão tem um trajeto que se estende pelo Oceano Pacífico e pelo sul da América do Sul. Segundo o site Space.com, “no ponto máximo do eclipse no Pacífico, a Lua cobrirá 93% do centro do Sol, e o ‘Anel de Fogo’ ficará visível por 7 minutos e 25 segundos.”


Prepare-se para o último eclipse de 2024, que promete um espetáculo celestial em partes da América do Sul
O Anel de Fogo

(Foto: Divulgação)


Embora a totalidade do fenômeno não seja observável no Brasil, algumas regiões do país poderão testemunhar uma parte do evento. Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Bahia poderão ver uma fração do eclipse. A cobertura do Sol pela Lua será maior nas regiões mais ao sul. Por exemplo, em Porto Alegre, será possível ver 26% do disco solar eclipsado, enquanto em Chuí, no extremo sul do Brasil, a cobertura pode chegar a 38,15%.


Em São Paulo, o fenômeno começará a ser visível parcialmente às 16h51, terminando às 18h23. No Rio de Janeiro, será observado a partir das 16h59, e em Minas Gerais, ocorrerá entre 18h59 e 18h15.


Para aqueles que não puderem observar o eclipse pessoalmente ou que preferirem acompanhar online, o Observatório Nacional (ON) programou uma transmissão ao vivo que pode ser acessada pelo canal do YouTube a partir das 12h30.


Se você está ansioso para ver esse fenômeno astronômico, prepare-se! O “Anel de Fogo” promete ser um espetáculo de beleza e uma oportunidade única de apreciar as maravilhas do cosmos.


 

コメント


Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

bottom of page