top of page

neonews

neonews Portal de notícias e entretenimento

Foto do escritorRedação neonews

Código de Barras Está com os Dias Contados QR Codes Assumem o Futuro

Criado há 50 anos, o código de barras deve ser totalmente substituído por QR Codes até 2027, marcando uma nova era para o comércio global


Criado há 50 anos, o código de barras deve ser totalmente substituído por QR Codes até 2027, marcando uma nova era para o comércio global
Código de Barras

(Foto: Divulgação)


Há 50 anos, o primeiro código de barras moderno foi escaneado em um supermercado nos Estados Unidos, marcando o início de uma revolução no comércio global. Desde então, essa tecnologia tem sido fundamental na gestão de inventários e no processo de checkout. No entanto, o código de barras está prestes a se tornar obsoleto.


“O código de barras deve desaparecer num futuro bastante próximo.” O setor de varejo está acelerando a transição para QR Codes, uma tecnologia mais moderna que promete transformar a forma como interagimos com produtos e informações no ponto de venda. A previsão é que a substituição dos códigos de barras pelos QR Codes esteja completa até 2027.


O processo de transição é complexo e envolve uma colaboração global entre diversos setores. “Esta transição, no entanto, não é algo fácil, exigindo colaboração global entre setores, atualizações de software e hardware para varejistas, mudanças de fabricação para marcas e até educação dos usuários.” Além disso, apesar de ser uma mudança significativa, as grandes empresas garantem que o custo não será repassado para os consumidores.


Os QR Codes, que começaram a ganhar popularidade com o aumento do uso de smartphones, oferecem uma série de vantagens em relação aos códigos de barras tradicionais. “Criados em 1994, os QR Codes começaram a conquistar o seu espaço de fato com o aumento expressivo do uso de smartphones.” Diferentemente dos códigos de barras, os QR Codes podem armazenar uma quantidade muito maior de informações, proporcionando acesso a detalhes nutricionais, informações sobre sustentabilidade, ofertas e cupons, e até mesmo alertas de recalls.


Hoje, algumas marcas já estão incorporando QR Codes em seus rótulos para proporcionar uma experiência mais rica e interativa ao consumidor. A L’Oréal, por exemplo, utiliza QR Codes em tintas para cabelo que direcionam os usuários a um site para testar virtualmente a cor e assistir a tutoriais, facilitando a escolha do produto.


“Escanear estes códigos modernos pode dar acesso a uma série de informações que não caberiam no rótulo.” Embora a substituição dos códigos de barras pelos QR Codes seja uma tendência crescente, a transição será gradual. As empresas estão cientes de que os consumidores precisarão se adaptar à nova tecnologia, substituindo os códigos de barras pelos QR Codes na hora das compras.


 



Explore todo esse universo de notícias e entretenimento

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

bottom of page